Pages

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dormindo com o inimigo

Ir para a cama sem limpar a pele é um pecado imperdoável que as mulheres insistem em continuar a cometer. Mas conhece os verdadeiros riscos de dormir com o inimigo?
Desmaquilhante, gel de limpeza, tónico, creme hidratante e o esfoliante ocasional. São cinco minutos todas as noites que podem evitar mazelas graves e irreversíveis mas que, por um motivo ou por outro (falta de tempo, tarefas, dia seguinte para programar, ou mesmo adormecer no sofá – já todas passámos por isso) parecem ser pesados demais para um dia sem horas suficientes. Segundo um estudo realizado no Reino Unido, as mulheres têm noção da toxicidade da maquilhagem quando deixada tempo demais sobre a pele, mas confessam que, pelo menos duas vezes por semana, não a retiram.
Para demonstrar os verdadeiros danos que o descuidado pode causar, Anna Purgslove, uma jornalista do The Daily Mail, refreou-se de retirar a maquilhagem durante um mês. Um mês. A limpeza limitava-se a água durante o banho, e a rotina consistia em aplicar mais maquilhagem – leia-se base, máscara de pestanas, eyeliner e lip gloss – por cima dos resquícios do dia anterior. Para que a experiência não fosse subjetiva, Anna consultou um dermatologista antes e depois, que avaliou objetivamente o processo.
Os resultados não foram bonitos. Anna quase contraiu uma infeção num dos olhos, pelas constantes camadas de máscara de pestanas sobrepostas, viu o aparecimento de pequenos quistos brancos e a pele envelheceu cerca de dez anos. A análise numa câmara 3D mostrou que as rugas se aprofundaram (devido à falta de hidratação), a vermelhidão aumentou, os poros dilataram-se desastrosamente. O dermatologista assegurou a Purgslove que os danos não serão permanentes, porque a pele foi agredida apenas durante um mês, mas um abuso continuado da atitude negligente faria destes resultados a realidade de cada dia.
E quem não acredita em máquinas do tempo, está aqui a prova irrefutável: cinco minutos por dia podem ser a diferença de mais dez anos por mês.
Fonte : Vogue



Não vamos pecar mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário